top of page

Cuba está de portas abertas e cheia de novidades em 2022





A ilha conserva em sua essência um passado revolucionário. Em 1959, jovens revolucionários ousaram propor algo diferente do convencional, da ordem dominante no mundo naquele momento, rompendo com a estética do consumo, indo na contramão de todos os países americanos.


Deixando as polêmicas de lado, isso ajudou a preservar uma áurea dos anos 1950 por toda a ilha, principalmente na badalada Havana.

Mas razões para visitar Cuba não faltam! Por isso, nesse breve artigo, enumeramos então 8 razões para fazer as malas e embarcar para a ilha mais polêmica do mundo!

1. Cuba: uma verdadeira viagem no tempo

Um verdadeiro portal para tempos remotos. Ainda que a internet tenha desembarcado na ilha em um passado recente, os computadores tenham substituído os faxes, a maioria dos moradores ainda se locomovem de bicicletas ou carros antigos criativamente restaurados devido a limitações do embargo e falta de recursos.

Traços arquitetônicos modernos são uma raridade na ilha: a fachada da maioria das casas e prédios públicos seguem linhas neoclássicas e art déco, típicas dos anos 1920, o que ajuda a fincar o pé em outros tempos, mais glamorosos. Os janelões das casas antigas de Havana marcam o panorama da cidade: quanto mais amplas, mais vento entra para arejar o calor no verão que pode se tornar sufocante.


2. Visite locação de filmes clássicos e icônicos



Se sua paixão são os filmes e suas locações, em Cuba você poderá visitar algumas das mais importantes, como a do icônico e premiado filme "Fresa e Chocolate" da década de 1900, que concorreu ao Oscar e foi rodado onde hoje é o Paladar La Guarida, na capital. Já a consagrada e premiadíssima tríade o Poderoso Chefão, foi rodada em diversas partes de Cuba, tendo como um dos palcos principais a casa de shows Tropicana e o Hotel Nacional, um ícone em frente ao Malecón, a avenida e calçadão beira-mar super famoso também fora da ilha.


3. Siga os passos de Hemingway

Ou simplesmente Ernest como é conhecido um dos escritores norte-americanos mais reverenciados de todos os tempos! Jornalista de formação foi correspondente durante a Guerra Civil espanhola, porém, antes de colocar fim a sua intensa vida repleta de amores e desilusões, viveu seus melhores anos em Cuba. Nos arredores de Havana teve uma Finca (pedaço de terra), que pode inclusive ser visitada, pois foi convertida em uma casa-museu, após sua esposa doar a propriedade para o governo cubano. Seguir seus passos em Havana incluir tomar um daiquiri (coquetel) no famoso Bar La Floridita, caminhar até o turístico La Bodeguita del Medio, subir até o quarto do hotel Ambos Mundos também em Havana Vieja, onde escreveu uma das suas principais obras, Por que os sinos dobram, ou ainda esticar até a idílica Praia Pilar, seu reduto mais amado no Atlântico.


4. Infraestrutura renovada e mais opções de hotéis de luxo



Embora um dos clássicos hotéis cubanos, o Saratoga, tenha pego fogo a algumas semanas - infelizmente, ceifando vidas de alguns trabalhadores, já que o hotel estava a ponto de reabrir suas portas, há diversas outras opções de luxo na ilha disponíveis para bolsos mais abastados. O Gran Manzana Kempinski é, sem dúvida, um dos melhores hotéis de toda a ilha e está em Havana Vieja. A rede suíça recentemente abriu a segunda unidade, o Kempinski Cayo Guillermo, justamente na Praia Pilar, com bangalôs sobre as águas, além de acomodações amplas convencionais. Recentemente a rede canadense Mystique abriu o primeiro hotel boutique de alto padrão em Varadero que não é all inclusive, um pedido constante dos clientes que buscam luxo. Além de uma segunda opção, o Mystique La Popa (nível 4*), na colonial Trinidad, que foi recentemente aberto. A Accor, um pouco antes da pandemia começar, inaugurou o Paseo del Prado, em Havana, esbanjando luxo e artes, além de belas vistas para o centro da cidade e o mar. Já o Iberostar Packard (5*), homenageia esse carro clássico (o Packard) que só tem 3 unidades ainda no mundo, no coração de Havana Vieja, em um dos "paseos" mais belos da ilha. Hotel novíssimo aberto em 2019.


5. Sinta-se em casa

Se você prefere hospedar-se em pequenos e charmosos hotéis boutique, opções não faltam na ilha, principalmente em Havana onde ficam as casas particulares mais luxuosas e com total atenção aos detalhes. Você poderá ficar em diferentes casarões em bairros nobres e arborizados, nos arredores da capital. Algumas casas, inclusive, próximas a um dos cartões-postais de Cuba: a Praça da Revolução, antiga Praça Cívica, onde estão os rostos enormes de 2 revolucionários: Che Guevara e Camilo Cienfuegos. Aqui, por exemplo, gostamos de indicar a bela La Reserva Vedado - com apenas 11 quartos, atendimento boutique, entre jardins e quartos com decoração única, no melhor do estilo neoclássico importado dos antigos colonizadores (Estados Unidos e Espanha). Abra suas janelas e deixe o vento entrar, enquanto degusta um charuto numa das suas sacadas. Ou ainda, hospede-se no The Loft Havana - 11 lofts de frente ao porto, próximo a Havana Vieja. É administrado por suíços e oferece vistas espetaculares para o pôr do sol no Atlântico, além de muito espaço, privacidade e estilo.


6. Uma Cuba, múltiplas paixões


Se você ama charutos, história, revolução ou carros antigos, Cuba é o seu lugar. Afinal, essa que é a maior ilha do Caribe, tem muitas experiências a te entregar. Por exemplo, você poderá ver as Fábricas de Humidores - caixas climatizadas de diferentes estilos e tamanhos para armazenar charutos que são verdadeiras obras de arte! Um único humidor pode demorar meses para ser confeccionado. Visite Viñales: a meca da produção mundial de charutos, no extremo oeste da ilha. O melhor tabaco do mundo cresce em pequenas propriedades rurais. Em Viñales, durma em uma Finca. Também, almoce com uma família e aprenda os segredos dessa produção.

Já para os amantes de carros clássicos, sugerimos visitar oficinas de restauração de carros antigos e entender como, de modo criativo, os cubanos mantêm esses museus ambulantes rodando por Cuba.


7. Conte com o suporte da Caribbean Tours

Seu DMC com alma cubana e DNA suíço, essa é a Caribbean Tours. Esse ano, completa 22 anos de organização de viagens inesquecíveis e sob medida na ilha de Cuba! Além de roteiros sob medida, é possível organizar viagens em grupo. Também conta com um departamento exclusivo para MICE. Há também algumas saídas regulares para quem gosta de fazer novas amizades. Grande parte do mercado de viagens de alto padrão brasileiro já tem a Caribbean Tours como seu parceiro em Cuba, que é membro XO Private além de ser Serendipities.


A Caribbean Tours estará na LE Miami caso queira agendar uma reunião, escreva para gente! info@duonetwork.com.br


8. Protocolos Covid-19 atualizados e flexíveis

Cuba não exige mais comprovante de vacinação contra a Covid ou testes de PCR negativos pré-embarque. Foi o menor país do mundo a desenvolver vacinas próprias, (2, no total) a Abdalla e Soberana 2, produzidas exclusivamente com o recurso do governo cubano.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page